Beauline Professional

10 problemas capilares mais comuns – Parte 1

10 problemas capilares comuns
10 problemas capilares comuns

10 problemas capilares mais comuns - Parte 1

Cabelos incríveis exigem tempo, dedicação, disciplina e manutenção. Os problemas de cabelo mais comuns podem ser uma variedade de fatores, tais como; genético, mecânico, químico ou ambiental.

Nosso cabelo é exposto a inúmeras agressões durante o dia e pode ser difícil manter o equilíbrio e a saúde. Existem alguns truques que vocês podem seguir para ajudar a tratar e restaurar os fios danificados.

Todas nós sabemos que não é do dia para noite que nossas madeixas estão restauradas, alguns tratamentos exigem tempo, cuidados especiais e acima de tudo disciplina na manutenção de seus cabelos. Quaisquer que sejam os problemas com os cabelos, existe uma solução, confira nossas dicas abaixo:

 

1. Cabelo fino, fraco e sem vida.

Existem muitas causas para cabelos fracos; poderia ser genética ou agravada por tratamentos químicos, fatores ambientais, danos causados ​​pelo calor e usar o mesmo penteado repetidamente. As tinturas podem tirar a umidade natural dos fios, deixando o cabelo fraco e fácil de quebrar. Chapinhas, secadores e babyliss também podem danificar as madeixas com a exposição prolongada ao calor.

Prevenção é a melhor cura. As dicas aqui são optar por fórmulas sem amônia quando for colorir os cabelos, shampoos com pH neutros e reduzir o uso de ferramentas de modelagem a quente e evitar lavar o cabelo com água muito quente.

 

2. Cabelos oleosos

Nossa pele está cheia de poros que estão ligados às glândulas sebáceas que secretam um óleo natural chamado sebo. Precisamos de sebo para manter o cabelo macio, suave e com movimento. A produção de sebo é destinada a manter o cabelo macio, suave e com movimento, porém às vezes o couro cabeludo pode produzir sebo em excesso, o que ocasiona em cabelos oleosos.

As causas naturais para cabelos oleosos incluem o seu tipo de cabelo, genética, hormônios e doenças da pele, como eczema, psoríase e dermatite seborréica, que podem ter um papel determinante no quanto o cabelo é oleoso. Caso o nível de liberação do óleo for excessivo, é melhor procurar um profissional médico para esclarecimento e tratamento necessário.

Outros fatores que contribuem para o cabelo oleoso que podem ser prevenidos são; evite escovar os cabelos com muita frequência, lavar os cabelos com shampoos e condicionadores com frequência maior do que o indicado, usar máscaras de hidratação em demasia e amarrar o cabelo demais. Outra causa comum que as pessoas não percebem é o uso de água quente, pois estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. Resolver esses problemas pode ser uma questão de adaptação e o uso de produtos ideais para seu tipo de cabelo.

 

3. Caspa

A caspa é uma questão muito comum, onde a pele descasca e descama. As pessoas muitas vezes confundem isso como um sinal de má higiene o que pode ser bastante constrangedor, no entanto, existem inúmeros fatores que contribuem para o problema. A dermatite seborréica pode ser a causa de casos mais graves de caspa, isso ocorre quando a pele fica hiperativa, fazendo com que o couro cabeludo fique irritado e produza células extras da pele. Quando as células da pele morrem, elas caem e formam a caspa. Outras doenças da pele, como psoríase e eczema, também podem causar caspa, podendo ser um resultado da pele seca, que acontece especialmente durante o inverno.

Certos produtos capilares podem causar couro cabeludo vermelho e coceira. Alguns shampoos podem não se compatíveis e irritar o couro cabeludo, resultando em caspa. Pentear e escovar o cabelo com mais regularidade pode ajudar a reduzir a caspa, porque ajuda a normalizar a queda da pele.

 

4. Couro cabeludo sensível

Os sintomas mais comuns de couro cabeludo sensível são coceira e irritação. Esse problema pode originar-se de algumas causas, incluindo um desequilíbrio da secreção de sebo que causa irritação, também a poluição que reveste o cabelo com elementos nocivos que criam uma película sobre o cabelo gerando radicais livres. O estresse também desempenha um papel importante na condição de sua pele e couro cabeludo.

Outros elementos comuns que contribuem para a sensibilidade do couro cabeludo incluem uma dieta desequilibrada, o uso de shampoos e produtos agressivos, água clorada e raios solares.

 

5. Cabelos danificados por descoloração e tinturas

Quando você tinge seus cabelos está expondo-o a produtos químicos agressivos que podem danificá-los. Mesmo quando o tratamento é realizado por profissional, você está alterando quimicamente as células no cabelo, os folículos capilares tornam-se muito porosos e cheios de pequenos orifícios, isso porque as proteínas de cor são extraídas dos fios. O branqueamento eleva a cutícula externa do cabelo para permitir que o agente penetre completamente. A descoloração repetida aumenta a escamação da cutícula, permitindo a perda rápida e contínua de umidade.

O resultado do abuso nesse tipo de tratamento é um cabelo muito seco, quebradiço, elástico e com pontas duplas e quebradiças, tornando os fios mais poroso e inchado, portanto, mais suscetível a danos causados ​​por outros tratamentos, como alinhamentos ou uso secador, chapinha e babyliss. Para corrigir esse tipo de dano exigirá muita manutenção com tratamentos específicos e regulares.

 

 

Fique atenta aos posts dos próximos dias e não perca a continuação da matéria!