10 problemas capilares mais comuns - Parte 2
Se você perdeu veja aqui:
10 problemas capilares mais comuns – Parte 01
6. Cabelos ressecados
O problema ocorre quando os fios não são capazes de reter a umidade, o que os tornam menos brilhantes, opacos e sem vida. O cabelo ressecado é um sinal de cabelo não saudável que pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo condições ambientais, cuidados com os cabelos e até sua saúde física.
Algumas condições ambientais que afetam as madeixas, são climas secos, exposição prolongada ao sol, vento, e a exposição demasiada na água salgada ou com cloro. Também podem levar ao ressecamento práticas como lavar o cabelo com muita frequência, usar produtos agressivos, tratar quimicamente o cabelo ou usar ferramentas como secadores de
cabelo, pranchas entre outros.
7. Frizz
O cabelo com frizz pode ser difícil de administrar, pois é indisciplinado. É o resultado de uma cutícula levantada que, quando aberta, permite a entrada de umidade e incha os fios. Perceba que em dias mais úmidos e chuvosos o frizz , isto é devido à umidade adicionada no ar que é absorvida pelos cabelos.
A principal causa do frizz é a desidratação do cabelo. Quando os fios estão secos, absorvem mais umidade da atmosfera e ao longo do dia continua a abrir a cutícula. Em casos normais as madeixas precisam apenas de hidratação extra e também não abusar de químicas, chapinhas e secadores muitos quentes. O uso diário de leave-in auxilia e previne o aparecimento do indesejado frizz e pode ser usado em todo tipo de cabelo.
8. Cabelos danificados pelo calor
Cabelos cacheados, ondulados ou lisos podem exigir estilo com ferramentas quentes para obter a aparência desejada, embora essas ferramentas sejam fantásticas e nos façam parecer incríveis, o problema aparece quando elas são usadas em excesso ou incorretamente, o que pode causar danos ao nosso cabelo. Esses danos podem ocorrer em um simples movimento ou através de exposição prolongada. Medidas de precaução são necessárias para a manutenção contínua do cabelo danificado pelo calor. Use sempre protetores de calor termo ativos ao modelar seus cabelos.
9. Cabelo alisado e quimicamente danificado
O que acontece quando você alisa quimicamente o cabelo? A textura do cabelo é alterada com as substâncias químicas que quebram as ligações de cisteína, que mantêm as fibras do cabelo juntas, para dar o aspecto liso. As ligações naturais em seus cabelos são permanentemente alteradas para alcançar este resultado, e, portanto, será difícil de reparar a mesma condição natural em que seu cabelo estava antes. A melhor maneira de gerenciar isso é aplicando
máscaras de hidratação e tratamentos específicos.
Antes de fazer um tratamento de alisamento químico em seus cabelos, é importante analisar a textura, a porosidade, a densidade, a elasticidade, o padrão de ondulação e a saúde geral dos cabelos para determinar a melhor solução e tipo de alinhamento.
10. Perda de cabelo
Muitas pessoas estão conscientes sobre a perda de cabelo, pois afeta diretamente a sua autoestima. A perda de cabelo pode ser resultado de fatores genéticos e hormonais. Isso pode ocorrer quando os hormônios andrógenos no nosso corpo fazem com que os folículos pilosos encolham e parem de crescer. Isso tudo depende dos genes de uma pessoa.
A perda de cabelo não se resume apenas à genética. Também pode ser o resultado da alopecia areata, uma condição autoimune em que o sistema imunológico da pessoa ataca os folículos capilares do corpo. Também pode ser um resultado ou desequilíbrios hormonais, como pode acontecer durante a gravidez. A perda de cabelo também pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos e tratamentos médicos e doenças. Quando o corpo passa por um choque repentino ou estresse, pode levar à perda de cabelo.
A perda de cabelo é difícil de reverter, especialmente se for genética. Não houve tratamento comprovado para retardar ou reduzir a perda de cabelo, no entanto, alguns tratamentos podem ser capazes de ajudar a estimular o crescimento parcial.
Agora vocês já sabem as causas das principais reclamações em relação as nossas madeixas, então evite tratamentos agressivos e entenda o estado e condição dos fios antes de passar por ouro tratamento.