4 Dicas para cabelos longo
Todas nós sabemos que madeixas longas necessitam de cuidados especiais, mas às vezes temos dúvidas se tal procedimento é o ideal para nosso tipo de fio.
Na matéria abaixo, mostramos algumas dicas muito úteis para manter as longas madeixas com brilho, movimento e sempre saudáveis, confira:
Atenção na frequência de lavagens
Cabelos lindos são sinônimos de saúde e higiene, por isso é importante definir com que frequência devemos lavar os fios. Caso você tenha cabelos secos, o indicado é lavar a cada 2 ou 3 dias com shampoo e condicionador. Caso seja oleoso, o melhor é lavar frequentemente, tomando cuidado com o excesso de condicionador, passando apenas da metade do comprimento até as pontas, assim os fios ficam hidratados e suaves, aplique um pouco de leave in para finalizar.
Crie uma rotina de cuidados diários
Criando uma rotina de cuidados diários, ajudará a manter os fios longos fortes e saudáveis. Essa rotina é composta por: Lavagem, secagem, escovação e finalização.
Lavagem:
O ideal é que você tome banho com água fria ou morna, a água quente pode aumentar a oleosidade dos fios. Escolha o shampoo, condicionador e máscara ideais para seu tipo de cabelo, massageie os fios de maneira correta, aplique o condicionador ou máscara, enxágue e tenha certeza de não ter ficado resíduos do produto nos fios.
Secagem:
Na hora de secar, enrole uma toalha na cabeça, sem esfregar e espere um pouco. Mas se você usa o secador, tente manter em uma temperatura abaixo de 180 graus e uma distância média de 20 cm dos cabelos, desta forma você evita o ressecamento e mantém o brilho. Finalize com jatos de ar frio, seus cabelos ficarão com movimento, brilho e sem frizz.
Cuidado ao sair de casa com as madeixas muito molhadas, pois mudanças de temperatura e o clima podem danificá-las e criar frizz.
Escovação:
A escovação é uma parte importante do processo, escove os fios de forma delicada e de preferência com uma escova com cerdas naturais ou um pente de madeira para evitar o frizz e ter um resultado suave e brilhante.
Finalização:
Por último, utilize um finalizador, pode ser um Leave in ou Sérum, esses produtos ajudarão a deixar seus cabelos mais sedosos, fáceis de pentear, além de fortalecer e dar um brilho mais duradouro.
Corte as pontas com frequência
Pontas duplas são mais comuns do que achamos no que diz respeito a cabelos longos, por isso é aconselhável cortar no mínimo a cada 2 meses. Além da manutenção das pontas para que suas madeixas cresçam mais bonitas, é importante verificar se há necessidade de cortar um pouco do comprimento dos fios, o período depende do tipo e cuidado que tomamos, mas é sempre bom conversar com um profissional de confiança se está no momento de realizar o corte. É recomendável usar um reparador de pontas para prolongar o resultado dos cortes.
Cuidado com acessórios
Se você tem o costume de usar elásticos para prender seus cabelos, evite deixar muito apertado, pois pode maltratar os fios, danificando o cabelo. Ao retirar o elástico, faça movimentos suaves e evite que os fios embaracem, os melhores elásticos são os fabricados com materiais suaves, que não enroscam e reduzem a quebra.
Mas se você é daquelas que adora usar chapéus, toucas ou bonés com frequência, a limpeza será sua aliada, pois ao usar esses tipos de acessórios, o suor e partículas que fecham os poros e folículos do couro cabeludo se acumulam, podendo inibir o crescimento das madeixas, o aparecimento de caspas, o aumento da oleosidade, além de maltratar e enfraquecer os fios.
Gostou da matéria? Fique atenta no nosso blog!
Conheça nossas redes sociais: