Dicas: conheça os tipos de cachos
Todas nós já ouvimos falar sobre os tipos de cachos, mas será que sabemos exatamente a diferença de cada um? Cada pessoa tem o tipo de cabelo que é única, porém precisamos classificar de alguma maneira, pensando nisso, foi percebido algumas particularidades para agrupar os cachos em tipos. Não se preocupe se seus cabelos não encaixarem perfeitamente nas descrições, isso é normal.
Muitas vezes poderão encontrar mais de uma textura, pois seu cabelo pode apresentar uma característica distinta em partes diferentes, isso é mais comum do que vocês imaginam!
Por isso, a melhor coisa é descobrir o que funciona melhor para o seus fios e cuidar deles. Tenha atenção para a definição dos tipos de cachos, oleosidade, frizz, ressecamento, fator encolhimento e volume, pois são fatores importantes para identificar os seus tipos de cabelos e do que eles precisam.
Os cachos são classificados da seguinte forma:
– Tipo 4: São os crespos;
– Tipo 3: São os cacheados;
– Tipo 2: São os ondulados.
Para facilitar, temos também subdivisões onde a letra A indica uma curvatura mais aberta dos cachos e a letra C indica uma curvatura mais apertada.
Confira tudo na matéria abaixo:
Cachos tipo 4: crespos poderosos.
Volumosos e sensíveis são cabelos que precisam de muita hidratação e cuidado. Os fios crespos tendem ao ressecado, pois à textura dos fios não permite que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo chegue até as pontas.
As crespas devem ter muito cuidado ao pentear, porque, ao contrário do que muitas pensam, os fios são frágeis e finos.
Uma dica importante é desembaraçar o cabelo molhado, da ponta para o couro cabeludo, usando creme e um pente ou dedos. Atenção: Nunca use uma escova!
Cabelos crespos possuem poucas escamas na estrutura e acabam sendo mais opacos e quebradiços.
Tipo 4A: São cachos pequenos bem apertadinhos da raiz até as pontas, mas o que diferencia dos outros da categoria, é o balanço que possui, e quando esticados os fios possuem formato em “s”.
Dica: Aplique com a técnica da fitagem.
A fitagem é bem simples, divida o cabelo em pelo menos 5 partes, aplique o creme e vá espalhando pelo comprimento com movimentos repetidos, em seguida, use os dedos como pente e o cabelo se dividirá em outras mechas, espalhe o creme individualmente nelas, depois é só amassar, de baixo pra cima. Repita o processo com as outras mechas. Dê uma balançada na cabeça para as madeixas se soltarem e espere secar.
Tipo 4B: Quando esticamos esse tipo de cachos, o fio tem formato zig zag. São fios bem fininhos e as curvas bem apertadas e ganham volume com facilidade.
Dica: Capriche no volume.
Para deixar as madeixas cacheadas ou crespas com aquele volume lindo, é indispensável o uso do pente garfo que serve para descolar a raiz da cabeça, pois os fios ficam pesados, principalmente com o uso constante de cremes, mas é só ir encaixando o pente e soltando a raiz, colocando para cima, desta forma todo o cabelo irá ganhar o volume desejado.
Tipo 4C: O fator encolhimento é uma característica forte nesse tipo de fio, normalmente encolhe até 75% do tamanho real. Esse tipo em particular, é crespíssimo e não tem cachos definidos, mas é muito comum que apareçam os cachos bem pequenos do tipo 4B.
Dica: Preste atenção no cronograma capilar.
Faça as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Substitua o uso de shampoos com sulfatos e petrolatos por uma lavagem que fortaleça seus tipos de cachos, o co-wash é indicado para as madeixas ressecadas pois o pH ajuda na hidratação dos fios e mantém a cutícula selada. Outra dica importante é não usar a toalha para secar o cabelo depois do banho, o melhor é enxugar os fios com uma camiseta macia de algodão e sem esfregar.
Conheça nossas redes sociais: