Calvície feminina: Saiba mais e como tratar o problema
Os benefícios de uma alimentação balanceada vão além da prevenção da calvície.
Estudos comprovam a ação positiva dos alimentos em diversas doenças, manutenção da saúde, bem-estar e beleza.
Abaixo mostraremos quais nutrientes são fundamentais para a saúde capilar, confira na terceira e última parte da matéria:
Atente-se aos alimentos que podem ajudar no tratamento da calvície feminina
Conforme falamos anteriormente, determinadas substâncias e elementos, quando em pouca quantidade ou a total falta deles, podem estimular ou aumentar a queda dos fios, desta forma, a suplementação prescrita por médicos pode minimizar e muitas vezes reverter a calvície.
Então, fique atenta com a sua alimentação.
Alimentos ricos em proteínas
Os fios são quase totalmente compostos por aminoácidos, ou seja, formadores das proteínas, então, se o corpo está com um bom estoque dessas moléculas, maiores são as chances da produção de fios saudáveis.
Consequentemente, a baixa ingestão de carnes, principal fonte protéica, pode afetar diretamente a quantidade e a qualidade dos fios. Porém se você evita o consumo de carne ou qualquer sustância animal, então, aposte no feijão, nozes, sementes e na soja, ingerindo esses alimentos você absorve a quantidade necessária de proteína, prevenindo o surgimento do problema.
Alimentos ricos em minerais
Dois grupos de extrema importância para combater e evitar a calvície, são os minerais e as vitaminas, sendo que os principais minerais atuantes nesse processo são o ferro, zinco, selênio e magnésio.
Essas substâncias fornecem o necessário às células para a formação do fio e o preenchimento da sua estrutura. Esses minerais também participam do processo de reconstrução capilar, aumentando sua resistência à quebra, deixando os cabelos mais brilhantes e maleáveis.
As carnes, além de ricas em proteína, contêm também ferro, necessário para o fortalecimento do cabelo, auxiliando no transporte do oxigênio pelo sangue até as células.
Nozes, as amêndoas e sementes contêm magnésio que é essencial para o desenvolvimento do cabelo. O zinco, encontrado em vegetais, carnes, pescados, fígado e cereais integrais, e o selênio encontrado no trigo, alho, cebola e porco.
Alimentos ricos em vitaminas
As vitaminas são responsáveis por nutrir profundamente os fios, e a escassez delas, pode ter relação direta com a calvície. Confira as principais vitaminas que auxiliam na prevenção da calvície.
Vitamina A: encontrada em leites e derivados. Auxilia no fortalecimento e no crescimento dos cabelos.
Vitamina C: presente nas frutas cítricas. É um potente antioxidante.
Vitamina H: também chamada de biotina, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma das mais populares no combate à calvície, por ser determinante na produção de queratina. É encontrada na soja, nos grãos integrais e nas leguminosas.
Vimos alimentos que ajudam na prevenção e na manutenção do organismo, mas será que existe algum alimento que pode fazer mal à saúde do cabelo?
A resposta é sim, e não são poucos! A cafeína e álcool podem aumentar os níveis de adrenalina, enquanto alimentos ricos em açúcar aumentam o cortisol e além da alta ingestão de sal ajuda a desencadear a alopécia.
Mude o seu estilo de vida
Com certeza vocês já ouviram a frase: Seu corpo é o reflexo do seu estilo de vida, certo?
Seu cabelo exibe claramente essa informação e dificilmente uma pessoa com uma saúde frágil terá cabelos dos sonhos.
Então, cuidado com as dietas drásticas que geralmente não fornecem ao organismo o abastecimento necessário para seu funcionamento adequado e podem provocar a perda súbita de cabelo.
Hábitos de cuidados diários com os cabelos também precisam ser avaliados, produtos para a higiene dos fios e do couro cabeludo devem ser adequados ao seu tipo de cabelo, a dica é investir em cosméticos que lavam, tratam e doam proteção aos fios, sem agredir a pele.
Se você tem o costume de usar chapinha e secador diariamente, diminua a frequência e utilize produtos termo protetores que minimizam os danos, como os leave ins. Evite também lavar os cabelos com água muito quente, altas temperaturas destroem a estrutura dos fios e causam danos ao couro cabeludo.
Quando necessário, faça tratamentos que ativam a circulação, nutrem os folículos e estimulam o crescimento e o fortalecimento das madeixas.
Faça exercícios regulares, alguns hormônios produzidos durante a prática de atividade física têm papel importante no combater a calvície, pois estimula o corpo a produzir substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo, assim você e seus cabelos ficarão mais saudáveis.
Utilize produtos de qualidade
Parece besteira, porém a qualidade e a quantidade dos produtos que você usa para lavar, hidratar, colorir ou alinhar os cabelos podem ser as causas do enfraquecimento dos fios, doenças no couro cabeludo e ou até mesmo a queda dos cabelos.
Aconselhamos sempre pesquisar sobre o fabricante, ouvir a opiniões das pessoas que compram os produtos e pedir orientação a um profissional de confiança, desta forma, você previne o uso de produtos de qualidade duvidosa, preservando a saúde dos fios e couro cabeludo.
Saiba mais sobre a Beauline Professional e confira toda a qualidade inigualável dos nossos produtos.
Conheça nossas redes sociais: