Cabelo poroso: como identificar e tratar
Vocês já devem ter ouvido falar de cabelo poroso, certo? Mas muitas mulheres e até cabeleireiros acabam confundindo porosidade com ressecamento dos fios, muitas vezes por falta de informação. Pensando nisso, vamos contar tudo o que vocês precisam saber sobre o assunto, como identificar e como tratar os fios. Confira na matéria abaixo:
O que cabelo poroso?
A porosidade capilar é muito semelhante com a sensação de cabelo ressecado, porém quando passamos os dedos nos cabelos e percebemos que normalmente a textura nas pontas não está igual perto da raiz, e com aquela impressão que os fios estão com areia.
Quando as madeixas estão neste estado, em que a cutícula está muito aberta e com o aspecto áspero, os fios absorvem tudo com muita facilidade, porém não seguram as substâncias, por exemplo, com as cutículas excessivamente abertas, todas as substâncias que você aplicar não fixa, ou seja, o cabelo não absorve os nutrientes e ativos que devolvem a saúde às madeixas.
Como identificar se seu cabelo está poroso.
Normalmente o cabelo está extremamente ressecado, áspero, sem brilho, pesado e com muito frizz. Outra maneira de identificar a porosidade é esticar um pouco os fios para ver se quebra com facilidade.
A porosidade afeta qualquer tratamento que for feito nos fios com esse problema, por exemplo, você vai ao salão e faz um alinhamento, ou aplica coloração e até uma hidratação, e nos dias seguintes se dá conta que os tratamentos não estão como deveriam estar, fica atenta, esses são indícios que seus fios podem estar porosos!
O que causa a porosidade?
A principal causa da porosidade capilar é a utilização excessiva de químicas feitas com produtos de pH muito alcalino, como também o uso constante de chapinhas e secadores muito quentes. Além de fatores externos, como o sol, vento e água do mar, cloro da piscina ou até falta de cuidados essenciais, como a hidratação semanal.
Como tratar e voltar a ter cabelos saudáveis?
O principal é realizar uma reconstrução capilar poderosa, muita hidratação e planejar e executar um belo cronograma capilar. Mas em alguns casos, um cronograma capilar não resolve, para casos assim, uma boa alternativa é utilizar produtos com o pH baixo que combatem o emborrachamento e contribuem com a selagem das cutículas, como um produto S.O.S.
Agora que você já sabe o que é cabelo poroso, tenha atenção nos cuidados diários e desfrute de fios saudáveis, cheios de brilho e vida!
Quer receber novidades e dicas de como cuidar das madeixas, assine nossa newsletter e saiba tudo em primeira mão!
Conheça nossas redes sociais: