Calvície feminina: Saiba mais e como tratar o problema
Conforme falamos na primeira parte da matéria, as razões para a calvície feminina são inúmeras, e para saber exatamente o que está provocando o problema exige ajuda profissional. Saiba mais!
Identifique a necessidade de procurar um médico
Alguns salões e centros de estética têm aparelhos que fazem o diagnóstico capilar e são capazes de identificar alterações na superfície do couro cabeludo, como o excesso de oleosidade que obstrui os poros e dificulta o crescimento dos fios podendo ocasionar enfraquecimento e queda, e ainda mostram possíveis lesões e a aparência microscópica dos fios.
Depois de ter os fios analisados um produto adequado para os cabelos pode minimizar os danos quando for identificado o acúmulo de resíduos ou a grande produção de óleo. Porém, sempre que você notar que os cabelos se desprendem da cabeça com facilidade e que a aumentou a quantidade de fios que estão caindo, deve-se procurar ajuda especializada.
Somente um médico pode solicitar exames laboratoriais que detectam alterações hormonais e carências nutricionais, e, a partir dos resultados obtidos e um exame clínico, é possível estabelecer o melhor tratamento.
Em algumas situações mais delicadas, o médico pode solicitar uma biópsia do couro cabeludo, um pequeno fragmento de pele é recolhida e enviada a um laboratório, que fará a análise do tecido.
São muitas as terapias disponíveis, portanto, é indispensável o acompanhamento médico, pois cada problema se adapta melhor a cada terapia.
Conheça os principais tratamentos disponíveis
Há inúmeros tratamentos acessíveis e específicos para cada situação, listamos alguns disponíveis. Confira:
Tratamento Antiqueda
As empresas de cosméticos estão cada dia mais antenadas no que diz respeito a calvície, as novas tecnologias aumentam em até 60% as chances da diminuição da queda capilar, esses tratamentos podem ser usados como prevenção. Pesquise por linhas de produtos que possuem fórmula com eficácia comprovada por testes laboratoriais.
Adequação dos níveis hormonais
Como foi explicado na primeira parte da matéria, um dos motivos da calvície é a alteração hormonal. Então, opção de tratamento é o uso de medicamentos que inibem a ação danosa dos hormônios masculinos sobre os folículos, com o objetivo de reverter o processo de afinamento e de miniaturização dos fios.
Esse procedimento pode causar efeitos colaterais, portanto, é obrigatório o acompanhamento médico.
Suplementação nutricional
A falta de nutrientes como vitaminas, proteínas e minerais está diretamente ligado à queda de cabelo, entre outros problemas, por isso, é importante o uso de compostos para diminuir a deficiência desses nutrientes no organismo.
Mas tenha cuidado, adquirir por conta própria vitaminas, pode não resolver o seu problema, existem substâncias específicas para tratar os cabelos, seja diminuindo a queda, fortalecendo os fios ou aumentando o crescimento deles, portanto, uma visita ao médico, garante o tratamento adequado e muitas vezes a solução do problema.
Estimulação elétrica
É uma tecnologia inovadora que estimula o couro cabeludo por meio de um laser de baixa potência, permitindo a aplicação de medicamentos, sem ser necessário a injeção das substâncias. A eletroestimulação aumenta a circulação local, facilita a penetração dos medicamentos, o suprimento de oxigênio e nutrientes para o local afetado. Os efeitos esperados são a diminuição ou mesmo a reversão do processo de calvície.
O importante é ter rapidez na hora de tomar providências, um bom resultado está ligado à persistência, já que os efeitos não são tão visíveis no início do tratamento.
Uma informação muito importante é que em muitos casos, o tratamento não é definitivo e não deve ser interrompido, pois com a descontinuação do tratamento, o processo de queda provavelmente reiniciará.
Micro pigmentação capilar
O método é definitivo, mas não diminui ou elimina a queda. Como o nome diz, é uma coloração da pele que camufla a calvície, escurecendo o couro cabeludo por aplicações de pigmentos específicos que produzem a ilusão de maior quantidade de fios capilares. O resultado fica natural e se mostra satisfatório para muitas pessoas.
Transplante capilar
Normalmente, essa não é a primeira opção de tratamento.
Quando alguns ou todos os métodos possíveis já foram realizados sem resultados suficientes, o transplante é realizado, e compreende em retirar fios de cabelo e seus respectivos folículos da região da nuca, e transplantá-los na área a ser tratada, fio por fio.
Quando o procedimento é bem-sucedido, os fios crescem como antes da queda, de maneira saudável e natural.
Redução do couro cabeludo
Uma opção que pode ser adotada em conjunto com o transplante capilar é a redução do couro cabeludo. No procedimento uma parte da região calva é retirada e a pele que rodeia esse local é puxada para cobrir o espaço, ampliando a área coberta por cabelos.
Próteses capilares
As próteses capilares são boas alternativas para aquelas pessoas que não podem ser submetidas à cirurgia de transplante e de redução do couro cabeludo, ou simplesmente que optam por um procedimento não invasivo.
As próteses são confeccionadas com fios naturais, porém muitos especialistas preferem indicar as próteses removíveis, pois acreditam que as fixas, aquelas que são entrelaçadas ou coladas ao cabelo, podem causar ainda mais danos aos fios e ao couro cabeludo.
Gostando da matéria? Se perdeu a primeira parte clique aqui e não perca a última parte no nosso Blog.
Conheça nossas redes sociais: