Como acabar com a caspa capilar?
Cuidar da saúde de nossos fios é algo essencial para manter as madeixas sempre fortes e brilhantes. Mas, isso não é uma tarefa fácil e as vezes encontramos problemas que acabam se manifestando no couro cabeludo. Um desses problemas muito comum é a caspa, a qual impacta negativamente na qualidade de vida das pessoas. Mas, hoje a Bu vem explicar sobre ela, além de te dizer como cuidar desse indesejável problema! Sinta-se à vontade em nosso blog e boa leitura…
O que é a caspa?!
Primeiro precisamos entender que as células do nosso couro cabeludo são naturalmente renovadas e eliminadas em forma de pequenas escamas invisíveis, a cada períodos de tempos. A caspa é causada pela descamação excessiva do couro cabeludo, provocando vermelhidão, coceiras e feridas.
Segunda a ABT (Academia Brasileira de Tricologia) existem duas formas clínicas de caspa:
- Caspa Seca: É a forma mais frequente, caracterizada por um couro cabeludo seco e áspero. Seu desenvolvimento pode se dar por banhos muito quente, uso frequente de piscinas tratadas com cloro, dermatites irritativas ou alergias de contato. As escamas são finas, branco-acinzentadas, pouco aderentes, que podem se soltar após pentear ou até mesmo espontaneamente, devido ao ressecamento do couro cabeludo.
- Caspa Oleosa: É a forma gordurosa da doença. Além da descamação, há um aumento na produção de gordura e pode ocorrer a perda do cabelo. As escamas são amareladas, espessas, mais aderentes e a aparência do cabelo é oleosa e brilhante.
O que causa a caspa?!
A caspa pode resultar de diversos fatores dentre eles:
- Oleosidade excessiva no couro cabeludo
- Acúmulo de resíduos de produtos como: Pomadas, ceras, leave-in ou agentes químicos irritativos.
- Lavagem dos fios com água muito quente
- Uso frequente de chapéus/bonés.
- Higienização incorreta do couro cabeludo.
- Proliferação de fungo
Como tratar?
Antes de explicarmos sobre os tipos de tratamentos, orientamos que você procure um profissional da área para saber mais sobre o seu grau da doença e qual é a melhor forma de tratá-la. Pois nem sempre o tratamento se fará apenas com shampoo’s anti caspa. A depender do caso é necessário tratamentos diversos. Por isso, somente um tricologista poderá prescrever o seu tratamento.
De acordo com a ABT (Academia Brasileira de Tricologia) existe três classes de tratamentos:
- Os queratolíticos: Que removem uma quantidade razoável de escamas, e pode ser realizado com produtos com ácido salicílico, por exemplo.
- Agentes Antifúngicos: Esse tipo de tratamento reduz a descamação e restaura a parte de baixo da pele. Pode ser realizado com produtos com cetoconazol, sulfeto de selênio, entre outros.
- Antiproliferativos: Esse tratamento faz com que a multiplicação epidérmica se reduza, e ele pode ser realizado com produtos com alcatrão de carvão, por exemplo.
Mais uma vez salientamos que você procure orientação médica antes de começar qualquer tratamento capilar!
Sua beleza é nosso patrimônio
Vale lembrar que a Beauline Professional é uma empresa que desenvolve produtos profissionais de altíssima qualidade destinados tanto para profissionais da área da beleza, quanto para você no seu uso diário. Prezamos muito pela qualidade, excelência e resultados de nossos produtos. Por isso, recomendamos que você procure um profissional que trabalhe com produtos de qualidade e excelência, como os da Beauline Professional. Pois além de nos preocuparmos com a satisfação de nossos clientes, também queremos cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.
Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades.
Facebook – Instagram
A loja da Beauline Professional está cheia de produtos que vão ajudar no seu cuidado diário com as madeixas, confira aqui!