Como acabar com Frizz?
Fios indisciplinados, armados e com muitos frizz são o pesadelo para qualquer mulher, não é mesmo? O que poucas sabem é que com alguns cuidados diários é possível acabar com o frizz de uma vez por todas.
O frizz aparece nos cabelos principalmente por dois motivos: cabelos com falta de hidratação ou umidade excessiva do ar. Já perceberam que em dias mais frios e chuvosos nossos cabelos ficam ouriçados e arrepiados e por mais que você tente colocá-los no lugar nada funciona?
Isso ocorre pois a umidade do ar atua como um imã que atrai para cima os fios mais fragilizados.
Para manter as madeixas alinhadas mesmo em dias extremamente úmidos é necessário seguir alguns passos fundamentais no cuidado diário. Mas é importante entender que os resultados não aparecerão instantaneamente, com o passar do tempo, é possível ter cabelos livres do frizz mesmo em dias ou cidades úmidas. Ficou curiosa? Quer saber quais são esses cuidados? Então veja a matéria
Fique atenta na periodicidade entre químicas
O excesso de procedimentos químicos como alisamento, progressiva, relaxamento e tintura em geral, resseca, quebra e deixa os fios fracos e opacos. O ideal é esperar um período considerável entre um procedimento e outro. O cabeleireiro precisa estar atento e avaliar, a cada visita, as necessidades do cabelo. Uma reconstrução da fibra capilar entre um retoque e outro do alisamento, pode ser necessária para recuperar a queratina e fechar as cutículas do fio, já que, cutículas seladas é sinônimo de cabelos disciplinados e sem frizz!
Hidratação, seu aliado principal
Hidratação é o tratamento básico para quem quer ter cabelos bonitos, saudáveis e sem frizz. Hidratar os fios a cada 15 dias é ideal para que ele recupere todo brilho, maciez e vitalidade.
É natural que o cabelo perca um pouco de vida e fique ressecado, tanto por causa da correria diária, como por causa de fatores externos.
Para as cacheadas e crespas é indicado hidratar uma vez por semana, principalmente nas estações mais quentes do ano, isso porque, cabelos cacheados e crespos são mais sensíveis e tendem a ficar mais ressecados que os fios lisos.
A dica que vale para todos os tipos é fazer uma hidratação mais profunda ou uma cauterização capilar a cada dois meses, isso dará mais força aos fios, resultando na diminuição do frizz.
Use produtos ideais para seu tipo de cabelo
Shampoo, condicionador, máscara e finalizador precisam ser adaptados às necessidades do seu tipo de cabelo e devem ser variados de tempos em tempos. Só assim é possível prolongar o efeito da hidratação, da coloração e dos demais procedimentos.
As escovas e os pentes também merecem atenção. Prefira os que possuem cerdas naturais que agridem menos os fios e ajudam a deixá-los selados e disciplinados. O pente de madeira é uma excelente opção para reduzir o frizz.
Tome cuidado com o calor
Água quente demais, secador em temperaturas elevadas e o uso constante de chapinhas, babyliss e outros aparelhos térmicos são amigos do frizz. As altas temperaturas ressecam os cabelos, deixando-os estáticos e elétricos, além de contribuem para o surgimento das pontas duplas.
O uso do secador em temperatura morna e na posição correta e a uma distância de no mínimo 10 cm do fio ajuda a baixar o volume dos cabelos e a alinhar os fios. Sempre finalize com um jato de vento frio para potencializar o efeito da escova. Nunca se esqueça do protetor térmico ao usar secador, chapinha, babyliss ou difusor, ele protege o cabelo do calor excessivo e auxilia no combate ao frizz.
Corte de vez em quando
Manter o corte é sempre bom e eficaz para garantir a saúde dos fios e ajudar o cabelo a crescer. Para quem tem cabelos muito finos ou muito volumosos o mais indicado são os cortes retos para que os cabelos não armem ou para que os fios não fiquem ouriçados ao secar naturalmente.
Os cortes repicados não precisam ser riscados da lista. Quando feitos por profissionais da sua confiança, e com equipamentos devidamente afiados, eles podem dar um up ao visual e até mesmo diminuir ou disfarçar o volume.
É importante lembrar que manter bons hábitos no dia a dia é o que faz você ter o cabelo dos sonhos, não adianta usar os melhores produtos, fazer visitas semanais ao salão e manter o corte em dia se você não consegue desapegar de pequenas manias que, por mais inocentes que possam parecer, são nocivas aos fios, como cortar as próprias pontas.
Evite o excesso de cremes
Seja leave-in, máscara hidratante ou condicionador, o ideal é sempre usar a medida de uma moeda de 1 Real e aplicar os produtos apenas no comprimento. Certifique-se sempre de que você removeu todo o produto do cabelo, se ele necessitar de enxágue.
Cabelo úmido e preso, nem pensar!
Ao amarrar seu cabelo molhado ou úmido você contribui para a quebra do fio e, consequentemente, para o surgimento de frizz. Além disso, de promover o surgimento de fungos, caspas e seborreia no couro cabeludo.
Conheça nossas redes sociais: