Como tratar a oleosidade do couro cabeludo
A oleosidade excessiva é um problema capilar bastante comum, a oleosidade traz consequências ruins, como o aspecto opaco, impressão de peso, sujeira nos fios, pode causar coceira e a temida caspa. O alto teor de óleo acumulado nos fios e no couro cabeludo é causado pela ação intensa e direta das glândulas sebáceas que formam o sebo e recobrem os cabelos. A lavagem com água muito quente, cosméticos oleosos demais e, até mesmo, o estresse do dia a dia são os principais causadores da oleosidade excessiva.
Cabelos oleosos necessitam tratamento específico, tanto em casa, quanto nos salões. Quer saber quais são as melhores opções para tratar a oleosidade do couro cabeludo? Então, continue lendo o nosso artigo!
Entenda a importância de tratar o couro cabeludo
Muitas mulheres dedicam atenção especial aos fios, mas se esquecem dos cuidados com o couro cabeludo. O couro cabeludo acomoda a raiz, que é justamente a base do cabelo. Se ele não for bem tratado, certamente, o comprimento inteiro sofrerá e as madeixas não terão uma aparência sedosa, solta, brilhante e saudável.
Aposte na massagem capilar
A massagem no couro cabeludo é uma excelente medida para tratar a oleosidade excessiva. Esse processo é simples e estimula a circulação sanguínea no topo da cabeça, aumentando o nível de oxigenação no couro cabeludo e facilitando o transporte dos nutrientes nessa área. Desta forma, os fios nascem e crescem mais saudáveis e fortes, ficando imunes a problemas como quebra, queda, opacidade e excesso de oleosidade. Sempre que possível, massageie o couro cabeludo durante o banho, com movimentos circulares e com as pontas dos dedos tocando toda a cabeça.
Faça esfoliação capilar regularmente
Para manter seus cabelos livres da oleosidade, inclua a esfoliação capilar na sua rotina de cuidados. A técnica é indicada para tratar a oleosidade do couro cabeludo, porque o procedimento elimina as células mortas, controla a produção de sebo e ainda remove os resíduos de produtos acumulados na raiz dos fios. O ideal é realizar esse tratamento de 15 em 15 dias para ficarem com as madeixas limpas e soltinhas.
Evite o uso de água quente
Mesmo no inverno, é aconselhável não usar água quente para fazer a lavagem dos cabelos. A água quente demais aumenta não só a produção, como também a secreção de óleo por meio das glândulas sebáceas. Isso torna o couro cabeludo mais oleoso e deixa os fios com a aparência sebosa e pesada, mesmo depois de uma escova caprichada. Opte por água morna
ou temperatura ambiente.
Tome cuidado com o uso do secador
Você não deve focar apenas em uma lavagem perfeita para eliminar a oleosidade, fique atenta também na hora da finalização! Para evitar o acúmulo de óleo no couro cabeludo, não use o secador em temperaturas muito altas, mantenha em uma distância entre 10 cm e 15 cm do couro cabeludo e de cada mecha. Além disso, não abra mão do termo protetor para blindar os fios.
Remova os resíduos de produtos com a lavagem
Recomendamos que vocês façam a limpeza profunda do couro cabeludo regularmente, pois esse procedimento deixa as madeixas imediatamente mais soltas e volumosas, com uma aparência limpa e fresca. O tratamento é feito com shampoos antirresíduos, na qual a principal finalidade é remover os restos de shampoo, condicionador, creme, leave-in, pomada que não foram enxaguados corretamente e acabaram se acumulando nos fios. Vale ressaltar que o tratamento pode ser realizado a cada 15 dias.
Faça a higienização diária correta
É muito importante lavar os fios em dias alternados para manter os cabelos limpos, com produtos suaves, evite o uso de água muito quente e para capriche no enxágue, eliminando assim os resíduos de cosméticos. Lembre-se que os cabelos não devem ser lavados repetidas vezes, pois, ao invés de diminuir o sebo, lavar demais pode causar o efeito contrário, tornando o couro cabeludo mais oleoso ainda. Além disso, a água em excesso remove a proteção natural dos fios, tornando-os mais
frágeis e predispostos a danos. E aí, você gostou das nossas dicas de como tratar a oleosidade do couro cabeludo? Até a
próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!
Conheça nossas redes sociais: