Dicas para recuperar cabelos ressecados
Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até cabelos oleosos bastante ressecados. O ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão abertas e desprotegidas, ou então, porque o cabelo perdeu o revestimento natural, ficando seco e sem brilho, pois fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.
Vale lembrar que cabelos ressecados são diferentes dos secos, isto é, cabelo seco consiste no tipo de couro cabeludo que tem baixa produção de oleosidade, resultando em fios com aspecto menos brilhante comparando aos cabelos normais e oleosos, porém qualquer tipo de cabelo seja oleoso, misto ou seco, pode ficar ressecado, porém esse é um quadro que pode ser resolvido tomando alguns cuidados:
Use o shampoo adequado para seu tipo de cabelo
Cabelos ressecados pelos efeitos de tratamentos químicos podem ter o pH alterado ficando mais alcalino que o normal, isso acontece porque as cutículas ficam mais dilatadas e sofrem com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado.
A maior parte dos shampoos tem o pH alcalino, piorando a situação. O ideal para evitar esse problema é escolher shampoos que tenham substâncias que equilibram o pH. Já os shampoos com pH neutro, são os indicados para cabelos tratados com química, como: alisamento, tinturas ou clareamento. Então, fique atenta aos rótulos dos shampoos e preste atenção no estado dos seus fios, principalmente após fazer química.
Condicionadores são aliados importantes
Condicionadores também são muito úteis na reconstrução de cabelos danificados quimicamente, seja por excesso de escova, uso de secadores, permanentes e clareamento. Respeitar o tipo de cabelo e as condições dos fios é essencial, cabelos ressecados e com couro cabeludo seco necessitam de mais condicionador que cabelos oleosos e sem danos, por exemplo.
Vale lembrar também, que o cabelo é uma estrutura morta, portanto essa hidratação vai durar apenas até a próxima lavagem, precisando ser repetida sempre.
Atenção na temperatura da água quando for lavar os cabelos
Todas nós já sabemos que a temperatura da água ideal é de morna para fria, pois quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é retirada, além disso, água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando os fios mais sensíveis ao sol, poluição e a todos os outros agentes externos que ressecam nossas madeixas.
Com a temperatura do chuveiro mais controlada, o couro cabeludo produz a quantidade correta de sebo, evitando também que a raiz fique oleosa.
Use máscaras de hidratação
Para os cabelos que estão ressecados recomenda-se o uso de máscaras de hidratação pelo menos duas vezes por semana, no lugar no condicionador. Depois que sair do banho, éimportante que você retire todo o excesso de água dos cabelos, assim o produto penetra nos fios em vez de apenas escorrer, o que acontece se os cabelos estiverem encharcados.
Tenha sempre um Leave-In
Como já falamos no post sobre os milagres do Leave-In, o cabelo sofre os efeitos da exposição aos raios UV, assim como nossa pele. O Leave-In sela a cutícula e evita que os fios fiquem mais ressecados, a dica é escolher um produto de acordo com seu tipo de cabelo e sua necessidade.
Observe também se o produto tem agentes contra as ações do sol, cloro ou sal do mar e se não deixa resíduos. Além de proteger as madeixas, o Leave-In deixa os cabelos mais soltos, com brilho e mais fáceis de pentear.
Sérum e Reparador de pontas
Produtos para cabelo à base de silicone, como séruns e reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis por selar as cutículas, consequentemente ajudando o fio a se recuperar, já que esses produtos têm como característica formar um filme protetor ao redor dos fios, dando uma aparência brilhosa e maior maleabilidade, evitando a quebra, além de reduzir o frizz.
Não esqueça as hidratações feitas no salão
Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. Para as pessoas que aplicam química no cabelo as hidratações precisam ser muito mais frequentes do que as pessoas que apenas sofrem as ações dos agentes externos.
A hidratação e a cauterização feitas por profissionais são importantes pois a primeira devolve a gordura aos cabelos enquanto a segunda reconstrói as proteínas dos fios. Tomando essas precauções os fios vão se recuperar gradativamente, voltando a ter brilho, maciez, fortalecendo os fios evitando quebras e quedas excessivas.