Beauline Professional

Ph do Cabelo, tudo que você precisa saber!

ph do cabelo
ph do cabelo

Ph do Cabelo, tudo que você precisa saber!

Para cuidar das madeixas de maneira correta você precisa ficar atenta a um tema importante, que na maioria das vezes não é aprofundado pelos cabeleireiros, o pH. Saiba sobre o assunto abaixo:

 

O que é o pH?

PH é a sigla para potencial hidrogeniônico, de uma substância quando ela está meio aquoso, ou seja, em água.

Este potencial diz respeito aos íons de hidrogênio que estão soltos ao longo dos fios, depois que colocamos água em estado positivo, esperando para fazer reações químicas. É através do pH que conseguimos medir a acidez, neutralidade ou a alcalinidade de uma substância. Ainda não entendeu?

Resumindo, é uma escala que vai definir a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um determinado meio, podendo ser da pele, do sangue, da urina, entre outros. Mas vamos falar exclusivamente do cabelo.

 

 

Como medir o nível do Ph?

Normalmente o pH é medido em laboratório, através de um aparelho chamado Phmetro. Mas você também pode medir em casa, usando uma fita papel indicador de pH, mas não são tão precisas como as executadas nos laboratórios.

 

 

Como funciona a escala do Ph do Cabelo?

A escala mede a quantidade de hidrogênio dentro de uma substância que vai de 0 a 14.

Para ficar mais fácil de entender o pH, segue uma ilustração abaixo:

– Produtos que tem pH de 0 a 6,9 são definidos como ácidos

– Produtos que tem pH igual a 7 são definidos como neutros

– Produtos que tem pH de 7,1 a 14 são definidas como alcalinas

 

 

Qual a relação do pH com os nossos cabelos?

O nosso cabelo, assim como todo o corpo, possui um pH específico, o pH das nossas madeixas vai de 4,2 a 5,8.

Pelo fato de nosso cabelo ter pH próprio, quando colocamos substâncias com outro pH, as cutículas dos nossos fios reagem a este pH.

Ou seja, quando usamos um shampoo que tem o pH mais alcalino, as cutículas ficam eriçadas e arrepiadas (abertas). Já quando utilizamos condicionador que possuem o pH bem mais baixo e tem a função de fechar as cutículas e equilibrar o pH do cabelo, consequentemente, os fios voltam ao seu estado normal.

 

 

Por que equilibrar o Ph

Você deve estar se perguntando: por que eu tenho que entender isso? O que você tem que entender é o seguinte; os cabelos precisão estar sempre muito bem tratados e com o seu pH equilibrado.

Os alinhamentos, descolorações, colorações e shampoo antirresíduos, tem o pH alcalino, pois, quanto mais alcalino, mais aberta vai ficar a cutícula, isso ocorre para que todas as substancias possam penetrar nos fios e agir da melhor forma.

Porém, se você fizer um procedimento químico em seu cabelo e não neutralizar este pH, a cutícula vai ficar aberta, o cabelo vai ficar poroso, sem vida, sem brilho e opaco porque é desse jeito que ficam os fios quando o pH está alcalino e desequilibrado.

 

 

Como fazer para equilibrar o pH do cabelo?

Simples, basta usar boas máscaras de hidratação, nutrição ou reconstrução. Pelo fato de terem o pH ácido, resulta em cutículas seladas, retendo todos os nutrientes, pigmentos e ativos inseridos durante os procedimentos químicos, devolvendo a saúde aos fios.

Agora não fique desesperada olhando o pH de todos os produtos que vai comprar. Vocês só precisam entender que após realizar um procedimento químico, deverá neutralizar os fios fazendo um tratamento para estabilizar o pH e deixar as madeixas saudáveis.

 

 

Conheça nossas redes sociais:

Facebook – Instagram