Transformação: Como se tornar ruiva
Uma das maiores preocupações quando falamos sobre tinturas permanentes é o processo de descolorir os fios. Mas ele pode não ser necessário, dependendo da cor do seu cabelo. Por exemplo, se ele for claro (tons 7, 8), não é necessário descolorir, basta aplicar a tintura.
Já se a sua cor natural for mais escura do que o tom desejado, é preciso fazer esse processo. O fio precisa ficar um pouco mais claro com a ajuda da água oxigenada e do descolorante, para que a tintura seja aplicada posteriormente.
Antes de iniciar o processo, é indicado sempre fazer o teste de mecha e de alergia, mesmo que você já tenha usado a coloração anteriormente, desta forma, você garante que nada de errado irá acontecer.
O processo para conseguir o tom de ruivo que você deseja pode ser mais longo do que você espera, sendo necessário tingir os fios mais de uma vez. Por ser um processo químico, deve ser feito com responsabilidade para não danificar os fios. Por isso, o mais indicado é procurar um profissional.
O processo de mudança para o cabelo ruivo depende da cor atual do seu fio, seguem alguns exemplos:
Do loiro para o ruivo
Por serem claros, os fios loiros são fáceis de tingir e alcançar o tom desejado. Especialmente os fios nunca foram tingidos, pois pegam a cor com mais facilidade. Caso ele esteja descolorido, a tintura pode sair com mais facilidade. Assim, faz-se necessário uma pré-pigmentação dos fios.
Do tingido de castanho para o ruivo
Se o seu cabelo é tingido com uma cor mais escura do que o tom desejado, é necessário retirar a tintura antes, usando um removedor de coloração. Pode ser necessário também descolorir os fios para que ele fique na cor base correta antes de aplicar a tonalidade escolhida.
Do cabelo natural ou pintado de preto para o ruivo
Esse é o caminho mais complicado para ser ruiva, mas não é impossível. Clareie os fios devagar e abuse das hidratações e reconstruções para não danificar os fios. Pode ser necessário usar o removedor de coloração e o descolorante mais de uma vez, a fim de alcançar a cor base ideal antes de usar a tintura da cor desejada.
Qual é a frequência ideal para retocar o cabelo ruivo?
O cabelo ruivo precisa de cuidados frequentes para manter o brilho e a cor uniforme.
O tempo entre as colorações depende do crescimento do seu fio, normalmente, o retoque é necessário a cada 20 ou 30 dias.
Fazer uma raiz esfumada para criar um efeito degradê é a opção mais praticada para aumentar o período entre as manutenções. A técnica pode ser feita se o seu tom de ruivo for próximo da cor natural do cabelo.
O retoque da tintura deve ser feito apenas na raiz, onde houve o crescimento normal dos fios, aparecendo o tom original. Pintar o cabelo todo pode ocasionar um acúmulo de tinta e enfraquecer os fios. Apenas utilize a tintura em toda a extensão das madeixas em casos de troca de tom.
Quais são as vantagens de usar um tonalizante?
O tonalizante é diferente da tintura por não conter amônia na sua composição e também por não penetrar no interior do fio, por isso dura apenas algumas lavagens. Como a tintura é um processo que pode danificar os fios, o tonalizante é uma alternativa usada para dar brilho e destacar o tom entre as colorações. O processo é fácil e seguro para ser feito em casa e diminui as idas ao salão de beleza.
Como não clareiam o fio, o mais indicado é escolher um tonalizante que seja próximo do tom do seu cabelo. Eles podem ser aplicados diretamente nos fios ou diluídos em uma máscara branca para dar um efeito de banho de brilho.
Existem diversas opções de tonalizantes disponíveis no mercado para todos os tons de cabelo ruivo, porém a Beauline Professional lançou essa semana uma Linha de shampoo, condicionador e máscara, que fazem o papel dos tonalizantes, Linha Beau Luminous Red.
Como não clareiam o fio, o mais indicado é escolher um tonalizante que seja próximo do tom do seu cabelo. Eles podem ser aplicados diretamente nos fios ou diluídos em uma máscara branca para dar um efeito de banho de brilho.
Como manter a cor por mais tempo?
O cabelo ruivo desbota mais rápido do que as outras cores. Isso porque os pigmentos vermelhos são mais difíceis para o pigmento de fixar nos fios. Cuidar da saúde do cabelo é uma das melhores formas para manter a cor por mais tempo, então, hidrate as madeixas semanalmente para selar as cutículas capilares.
Se você ama de ir à praia ou à piscina, proteja o cabelo ruivo do sol, da água salgada e do cloro para que ele não fique com um tom indesejado de marrom. A dica é usar chapéus e lenços para formar uma barreira física contra os raios UV e aplique um Leave In que contenha proteção solar em sua fórmula.
Evite água muito quente na hora do banho e sempre aplique um protetor térmico ao usar chapinha ou secador para não agredir os fios.
Como cuidar do cabelo ruivo e mantê-lo saudável?
Um cabelo ruivo bonito precisa de uma rotina de cuidados. Use produtos que sejam próprios para cabelos coloridos e que tenham ativos para a proteção e manutenção da cor. Eles vão formar uma barreira para selar o fio e evitar a saída do pigmento, diminuindo o desbotamento.
Tratar os fios semanalmente também é uma maneira de mantê-los saudáveis, brilhantes e macios. Para repor todos os nutrientes que o cabelo ruivo precisa é indicado fazer um cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
Além de seguir essas dicas, a qualidade dos produtos também faz muita diferença no resultado final do seu cabelo. A Beauline Professional lançou os primeiros produtos essa semana de uma linha criada especialmente para todos os tons de ruivos, com os melhores produtos em um só lugar. Fique atenta nas próximas novidades para as ruivas.
Conheça nossas redes sociais: