Beauline Professional

Truques e cuidados para as ruivas

truques e cuidados ruivas
truques e cuidados ruivas

Truques e cuidados para as ruivas

Nascer ruiva é um privilégio para poucas, hoje em dia a onda dos ruivos chegou definitivamente no, e a cada dia mais mulheres buscam o cabelo avermelhado para mudar o visual. Para nossa sorte a tecnologia cosmética garante fios na cor que quisermos, do acobreado ao laranja, com uma simples ida ao cabeleireiro.

Mas atenção: tornar-se ruiva não é apenas escolher a cor do cabelo, por serem os mais delicados pigmentos, os acobreados e avermelhados sofrem mais com fatores externos, que danificam os fios e desbotam a cor. Por isso, é sempre bom saber como buscar essa cor e os cuidados necessários para manter suas madeixas ruivas impecáveis, lindas e cheias de vida.

Confira abaixo:

 

Quem pode ser ruiva?

 

Poder, todo mundo pode. Porém, é bom ter em mente um equilíbrio entre a cor dos cabelos e a da pele. O cabelo ruivo fica mais harmonioso com peles bem clarinhas. As mais morenas não ficam tão bem com os tons vermelhos, pois fica a impressão de um bloco de cor formado por pele e cabelo. Exemplo disso é a cantora Rihanna, que há um tempo tingiu os cabelos com um vermelho que chamamos de fantasia, bastante aberto, escolha que não ficou nada bem nela, em função da pele ser morena.

 

 

Os inimigos

 

Secador, chapinha, cloro, sol e mar são os maiores vilões pra quem tem fios tingidos de ruivo e até os naturais. Evitar ao máximo esses agressores pode dar vida extra à beleza dos seus cabelos. Caso você ama praia, piscina e verão, considere usar finalizadores com termo proteção nos dias de sol muito forte: é a maneira mais eficiente de proteger sua cabeleira.

 

 

Tonalizante ou coloração?

 

É muito difícil ficar ruiva somente com tonalizante. Isso por que os pigmentos são delicados e a cor é de difícil fixação. Somente em cabelos muito claros a descoloração não é necessária. É necessário também um diagnóstico preciso dos fios para equalizar a descoloração com os tons de tintura. Por isso, a coloração caseira, com produtos comprados no supermercado, tende a dar errado ou não entregar o resultado prometido, por isso, tome cuidado ou o sonho do ruivo vira pesadelo.

 

 

Tons de ruivo

 

O ruivo mais claro e desbotado é chamado de strawberry blonde. É o caso do tom do cabelo da atriz Jessica Chastain. Loira natural, ela usou um tonalizante para atingir a cor que exibiu na última cerimônia do Oscar. Há também os chamados vermelhos fantasia, cuja cor é alaranjada e foge dos tons naturais, são exemplos as cantoras Rihanna e Hayley Williams. Os tons acobreados são soberbos e responsáveis por alguns dos cabelos mais lindos no mundo das celebridades, como por exemplo: Emma Stone, Marina Ruy Barbosa, Amy Adams e Julianne Moore, as três são ruivas naturais, mas nenhuma delas exibe os fios virgens , todas utilizam tonalizantes e até tinturas para realçar as cores e dar mais vivacidade aos fios.

 

 

Manutenção

 

Os cabelos tingidos de ruivo exigem mais cuidado com a manutenção do que os demais. Isso por que os pigmentos avermelhados e acobreados são muito pequenos e desprendem-se do fio com mais facilidade, desbotando mais rapidamente.

A dica aqui é investir em um produto criado exclusivamente para cabelos tingidos de ruivos. Os finalizadores com termo proteção ou com filtro solar para cabelos também pode ser utilizado, sua eficácia é comprovada, e pode evitar o desgaste causado por um dos maiores agressores do cabelo ruivo: o sol.

Além disso, é preciso seguir os rituais de tratamento para qualquer cabelo tingido, como hidratação, reconstrução e uso de máscaras. Depois de fazer a cor você precisará de retoques de raiz e um tonalizante de vez em quando para manter os fios no tom certo.

 

 

O segredo do condicionador

 

Aplicar o condicionador é das tarefas mais corriqueiras, seja para quem tem cabelos tingidos ou não. Mas a verdade é que 90% das mulheres aplica o produto de forma errada. Elaborado para fechar a cutícula do cabelo após a lavagem com o shampoo o condicionador deve ser aplicado com o cabelo somente úmido. A dica é enxugar as madeixas com a toalha, para retirar o excesso de água, e só depois espalhar o condicionador. Com o cabelo pingando, o produto somente desembaraça, mas não trata a cutícula do fio, que é a sua verdadeira função. Para a máscara vale a mesma regra.

 

 

O shampoo correto 

 

Para entender a importância do shampoo é necessário conhecer um pouco mais sobre a composição do cabelo. De PH ácido, entre 4,5 e 5,5, o fio tem sua estrutura alterada pela coloração. Para compensar, é importante que o shampoo tenha um PH baixo, similar ao próprio fio, para manter a cutícula alinhada durante a lavagem e minimizar os danos. A maioria dos shampoos populares tem PH alcalino, perto de 8, o que não é adequado. Investir em produtos de linhas profissionais pode ser uma boa alternativa para preservar a saúde do cabelo depois do processo de coloração. Confira a variedade de produtos Beauline Professional Home Care para a continuação dos tratamentos realizados no salão.

 

 

Conheça nossas redes sociais:

Facebook – Instagram